quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Novembro Azul - Dia Mundial do Diabetes 2014

Leave a Comment
   No mês de novembro, mais precisamente no dia 14 de novembro, comemoramos o Dia Mundial do Diabetes. Esse foi o dia escolhido pela International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes) juntamente com a ONU para conscientizar pessoas sobre diabetes, seus riscos e suas complicações.
  O tema da campanha dos próximos 3 anos escolhido pela IDF foi alimentação saudável, prática de exercício físico e educação em diabetes. O foco desse ano é alimentação saudável, em especial a alimentação saudável começa com o café da manhã.  
  Para fechar o nosso Novembro Azul e falar sobre isso convidei uma pessoa muito especial para bater um papo aqui no blog! É a Deise Santiago, nutricionista e diabética tipo 1 há 14 anos!
Deise com o seu noivo
  Vamos lá:

Deise, me fale sobre a sua escolha de profissão. Por que nutrição?
  Escolhi a nutrição por amar comida, parece irônico, mas sempre gostei de comer, e achava muito legal entender o que o alimento causava no meu organismo. Com certeza o diabetes me ajudou nessa escolha, eu conseguiria me ajudar mais dessa forma e realmente me ajuda. Realizar a contagem de carboidrato fica mais fácil quando se conhece os alimentos.

Qual a sua participação na Associação de Diabéticos Juvenis (ADJ) em São Paulo?                 Acabei me envolvendo com o diabetes pela vontade de auxiliar no tratamento de outras pessoas com diabetes, assim como eu. E por não ter tido boas experiências com outras nutricionistas que não tinham conhecimento na área, quis me dedicar nisso. Conheci a ADJ quando já tinha 10 anos de diagnóstico, buscava conhecimento. Estava começando a faculdade de nutrição e tinha sede e vontade de aprender! Logo me envolvi no 3º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes, com o Dr. Mark Barone. Infelizmente não conclui essa turma, mas isso não me fez desistir. No último ano da faculdade eu voltei, e em meio a estágios, TCC e trabalhos participei do 5º Treinamento. Ser jovem líder me mostrou que eu consigo levar o diabetes “numa boa”, aceitar ela de fato. É uma parte de mim que precisa de cuidado, mas não é um problema.                                                       

 Agora falando um pouco sobre o tema dessa ano do Dia Mundial do Diabetes, o que você considera um café da manhã saudável?                                                                                                     O café da manhã, sendo uma refeição principal, deve ser completa, com todos os nutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. O café da manhã brasileiro, geralmente, é composto de café com leite (proteína e gordura) e pão com manteiga (carboidrato e gordura). O ideal seria reduzir a quantidade de gorduras e acrescentar vitaminas e minerais. O café com leite pode ser consumido, juntamente com uma fonte de carboidrato como pão, torrada, biscoito, bolo... Dá pra variar. Com algum complemento como queijo branco, geleia diet, ricota, peito de peru, lembrando que esse completo muitas vezes é a fonte proteica do café da manhã. E, para completar, uma fruta. Simples assim. A fruta irá fornecer vitaminas e minerais e uma dose pequena de carboidrato. Pode ser bem variada e pode ser misturado com aveia, iogurte, leite, granola.
Converse com sua nutricionista para adequar as quantidades.

O pior horário do dia para mim, no que diz respeito às glicemias, é o pós café da manhã. Quais alimentos que fazem parte do café da manhã que tem o menor impacto nas glicemias?                     Para as pessoas com diabetes que tem uma glicemia muito alta após o café da manhã, o consumo de alimentos integrais costuma auxiliar no controle glicêmico. Entretanto, sabemos também que no período da manhã temos hormônios hiperglicemiantes agindo que podem dificultar o controle, por isso converse com médico e nutricionista para avaliar o melhor modo de controlar a glicemia de acordo com seu estilo de vida.

Qual o último recado que você nos deixa?                                                                                       Procure uma nutricionista, controle sua glicemia, faça um café da manhã saudável e seja feliz!!!

Contatos da Deise: nutrideisesantiago@gmail.com
                               https://nutricaodoce.wordpress.com/
                               http://horadotreino.com.br/equipe/
                               (11) 37225238 ou (11) 37272205



É isso aí pessoal, começar um dia com alimentação saudável nos dá ânimo para seguirmos o nosso dia cheios de saúde!
Abraços!




Read More...