segunda-feira, 1 de julho de 2013

As complicadas complicações

7 comments
   No final do ano passado minha endocrinologista me diagnosticou com um princípio de neuropatia na minha perna direita, perto do meu calcanhar. Fui "premiada" com mais uma complicação decorrente do diabetes. Isso foi muito, mas muito difícil de aceitar. Assim como foi muito difícil de aceitar a hipertensão em 2008 e a retinopatia não proliferativa em 2009 (tratada com laser e até o momento estabilizada). Além da bomba de infusão de insulina, os dextros, as contagens de carboidrato, etc... eu tomo 1 remédio em jejum para a neuropatia e mais 2 para controlar a hipertensão. Por enquanto, tudo está sob controle. Bom, na verdade quase tudo. O que está difícil no momento é conseguir processar e aceitar tudo isso.
   Eu tenho passado por um momento de descontroles glicêmicos sem explicação. Tenho feito ginástica, tenho cortado os carboidratos na tentativa de facilitar o controle, tenho contado os carboidratos mais fielmente do que nunca, mas mesmo assim o controle está péssimo. Resolvi semana passada mandar um e-mail para a minha médica com os dextros das 2 últimas semanas. Ela mudou totalmente o meu esquema de insulina basal. Mesmo assim, não estou percebendo grandes melhoras. 
   Percebi que estou travando uma luta dentro de mim.  A tentação de jogar tudo para o alto não é pequena. Estou simplesmente cansada. Cansada dos descontroles, cansada de gastar o fosfato do meu cérebro tentando achar a resposta para o que está errado comigo, cansada de me perguntar "qual será a próxima complicação?". Estou cansada também de me sentir culpada. 
   Acho que a culpa anda de mãos dadas com os diabéticos que tem complicações, ou será que sou só eu? Eu sempre acreditei que se um diabético tipo 1 tivesse algum tipo de complicação, a culpa era dessa pessoa.  Com certeza ela não tomou insulina direito. Com certeza comeu um monte de doce. Com certeza nunca foi ao médico. Com certeza foi irresponsável e nunca pensou no seu futuro. 
   O que dizer então do tempo que eu gasto pensando em diabetes? O esforço que eu faço para ter uma alimentação saudável? A ginástica que eu procuro fazer a todo custo? O tempo que eu gasto para anotar os dextros? O esforço de correr atrás dos meus direitos para ganhar o meu tratamento do governo? Eu não me importo comigo mesma? Eu sou irresponsável?
   A resposta que eu tenho é que infelizmente apesar de todo o meu esforço, eu tenho essas complicações. A culpa de tudo isso? A resposta é uma só: DIABETES. Eu faço o meu melhor. Eu me dedico. Eu me importo. Eu achei que eu não fosse passar por isso, mas enfim, aqui eu estou. Existem diabéticos tipo 1 há 30, 40, 50 anos sem complicações. Bom, esse não é o meu caso e a culpa não é minha. A gente pode escolher ignorar ou acreditar que as complicações são somente para os descuidados, porém, elas podem vir
para os cuidadosos também. A culpa não é nossa.
   Eu espero não ser mal interpretada. A melhor forma de protegermos o nosso futuro é se nos cuidarmos, e muito, hoje. Apesar de estar passando por esse momento, eu tenho certeza no profundo do meu ser que o melhor que eu posso fazer por mim mesma é me cuidar. Me cuidar cada dia mais, cada vez melhor. Onde será que eu estaria hoje se eu não me cuidasse? Eu só peço para você, que como eu, tenha alguma complicação do diabetes para não se culpar. Não vamos nos perder na auto piedade, na auto comiseração. Vamos focar a nossa energia na nossa incansável busca pela saúde!!!!
   Escrever sobre isso está me fazendo um bem tão grande que já estou me sentindo mais leve! Quero deixar  um convite para você: você se sente culpado? se sente cansado? Compartilhe aqui também! Eu te entendo!! Muitos que estão passando por isso te entendem também!! Juntos podemos nos ajudar!!
 
 
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Não desanime Teresa!!! Acho que o primeiro passo é o ajuste da insulina. Vai ajustando até dar certo, nem que tenha que usar litros de insulina...rs...E continue fazendo as outras coisas certinhas que vc já vem fazendo. Força sempre! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Dani! Nem que eu tenha que usar litros de insulina!!! Não podemos desanimar mesmo!! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. E os médicos dizem que os riscos são aumentados pra quem tem diabetes e triplicados para aqueles que tem um mal controle, não dá pra sair por aí julgando ou se culpando.
    Eu ouvi Hj um depoimento na Ana Maria que levarei comigo:
    3 regras.
    Força,
    FÉ e
    FOCU.

    ResponderExcluir
  4. Vania, realmente precisamos seguir essas 3 regras para termos sucesso com o nosso controle glicêmico!! Obrigada!!
    Bjs,
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. Oi Tê! Leio seu blog as vezes! Tem algum tempo que não lia e hoje resolvi ler. Não tenho a menor idéia do que é ter diabetes. Porém, posso te dizer que nos anos que convivi com você você sempre teve essa mesma mentalidade: luta, dedicação e sobre tudo dedicação. Assim, acredito que se você olhar para trás você verá essa pessoa e não culpa. Fica firme e segue nesse mesmo caminho. Um grande abraço saudosos. David Franco

    ResponderExcluir
  6. David, muito obrigada pelas suas palavras de encorajamento!!!!!!!!! Eu fiquei emocionada!!! Um grande abraço saudoso para você também!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo desabafo. Conviver com a diabetes realmente não é nada fácil. Uma doença silenciosa, traiçoeira e que acomete muitas pessoas. Eu penso que em um futuro próximo a cura estará chegando, a medicina avança de maneira incrível. Mas diante de tudo, é preciso que o esforço afim do controle glicêmico seja efetivo, não é fácil, mas pode ser possível. No site scielo.com há excelentes artigos sobre diabetes e estudos afins. Parabéns a todos, até a próxima. E cuidem-se!

    ResponderExcluir