quinta-feira, 30 de julho de 2009

2 comments
Ontem de manhã, depois de me dar conta que nem sal eu tinha mais em casa, decidi ir ao supermercado. Essa é uma tarefa que eu DETESTO fazer. Acho que é por isso que eu sempre espero acabar absolutamente tudo em casa para ir ao mercado. Antes de sair de casa o Humberto me lembrou que eu não posso deixar de comer alguma coisa durante as compras senão eu chego com uma hipoglicemia daquelas em casa. Isso acontece 99% das vezes que vou ao mercado. Saí de casa munida com uma barrinha de cereal na bolsa.
A medida que fui fazendo as compras eu entendi a raiz do meu desgosto em fazer compras: eu tenho que ler o rótulo de quase tudo e achar a combinação perfeita entre carboidrato, gordura e fibras. Fazer isso demora muito. Por exemplo, na barrinha de cereal, eu tinha que ver se tinha menos de 15 gramas de carboidrato (os meus lanches não podem ser de mais do que 15 gramas de carboidrato), quantas calorias, qual a porcentagem de fibras. Como havia novas opções na prateleira, fui olhando uma por uma. Isso só na barrinha de cereal. Outro fato importante é o preço que se paga para ser saudável é alto. Arroz integral, bolacha integral, macarrão integral, farinha integral, iogurte light, requeijão light, margarina light, geléia diet e a lista continua. Ah!! Também tem o fato que eu tenho intolerância à lactose e o leite de soja light é uma facada!!!
Mas ao mesmo tempo, eu fiquei muito feliz de saber que, graças a Deus, eu tenho condições de ter uma dieta saudável. Todo mundo sabe que a dieta com grãos integrais e pouca gorudra é boa para diabéticos e não diabéticos. Eu fico me perguntando as vezes como eu seria se não fosse diabética. Será que eu me importaria com o que eu como? Será que eu me importaria de fazer exercícios? Será que eu iria de tempos em tempos ao médico para fazer um check-up? Eu não vou dizer que ser diabética é bom, mas a disciplina que a gente adquiri por ser diabético é muito boa.
Bom, depois das minhas profundas reflexões no supermercado (rsrsrs...), cheguei em casa, subi toda a compra (eu moro em apartamento), guardei toda a compra, almocei e dei pulos de alegria quando fiz a ponta de dedo e estava com 123 mg/dl!! :) Nada de hipo!!!!!!! É impressionante como um detalhe faz toda a diferença. Se eu não tivesse comido a barrinha de cereal, provavelmente chegaria em casa com hipo. Falando em detalhes, eu li essa semana em um site para diabéticos (infelizmente eu não me lembro da fonte, então vocês terão que acreditar na minha palavra...) que se a gente esquecer de tomar a insulina de ação ultra rápida na hora das refeições uma vez por semana, a Hb1ac fica muito mais alta. São os detalhes que garantem o nosso sucesso no controle e é muito gratificante ver o resultado do nosso esforço ao prestarmos atenção nos detalhes!!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. He he, sabe que ir ao supermercado, depois do diabetes, se tornou uma das tarefas de casa que mais gosto de fazer? Rsrs. Mas confesso que todo meu entusiasmo com os mais caros próprios para diabéticos passou, e já não me atraem tanto. Hoje, no máximo o pão integral, que gosto muito. O arroz integral foi uma experiência ruim de levar á mesa, pois de tão esquisito que é eu nem consegui consumí-lo bem e já estragou. Dinheiro jogado no lixo. Se quero coisas saudáveis, eu uso e abuso das verduras, legumes, e como frutas. Tudo baratinho e saudável! O arroz comum eu ponho só pra enfeitar o prato, rsrs, porque é uma ou 2 colherzinhas, nada mais. Feijão não ponho muito também, porque, apesar de rico em fibras, é tanto como o arroz rico em carboidrato. Gorduras ruins e frituras em geral eu reduzi radicalmente, e refris então, já nem tenho vontade, e nem mesmo dos diets, que acho horríveis. Às vezes como uma fruta suculenta, como a laranja ou mexirica, na comida, e substitue bem o refri. Quando quero comer doce, praticamente todos os dias, he he, eu como com açúcar mesmo, pra que pagar um absurdo por um biscoito sem o ingrediente se ele apresenta uma proporção bem maior de gorduras, que considero mais prejudicial ainda ao diabético? Como essa história do açúcar ser proibido ao diabético é mito, e o que importa mesmo são as quantidades do carboidrato, açúcar ou não, que ingerimos, então não encontro muitos problemas em adicioná-lo em meu dia-a-dia, sempre modero, é claro. O mais incrível é que aparentemente, são nos momentos em que como doce que a glicemia costuma ficar mais controlada. Dos exercícios também não sou muito adepto, eu odeio, e sou pra lá de magro, por isso não sinto motivação alguma pra isso, mas vez ou outra me esforço e pratico, principalmente nos dias que estou descontrolado. Só que eu sei que teria que me esforçar mais, e fazer deles um hábito. Quem sabe um dia, rsrs...

    Muito bom os seu textos, parabéns!

    http://diariodiabetes.blogspot.com/

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a aversão ao mercado não é uma coisa própria sua. Eu também detesto ter que por a compra toda no caixa, colocar tudo de volta no carrinho, depois colocar tudo no carro, depois passa tudo para o carrinho do condominio, leva para dentro de casa, depois garda tudo na geladeira/ dispensa. UFA -- isso já é a academia do dia!!!
    Acho que vou deixar um bilhetinho na sua geladeira: "Ja pegou a barrinha?" paa você nunca esquecer de sair de casa sem um lanchinho...rsrsrs
    Continue firme. Beijo- Denise

    ResponderExcluir